TERRAS DE SICÓ APROVA PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2024, NO VALOR DE UM MILHÃO E DUZENTOS E SETENTA E OITO MIL EUROS
CONCLUIR A GESTÃO DO INSTRUMENTO DLBC/ABORDAGEM LEADER EM CURSO
RENOVAR O COMPROMISSO DA PARCERIA PARA A GESTÃO DO INSTRUMENTO DLBC/ABORDAGEM LEADER 2023/2027
CONSOLIDAR OS INSTRUMENTOS DE GESTÃO NAS ABORDAGENS TERRITORIAIS E ANIMAÇÃO
RENOVAR AS PARCERIAS E A COOPERAÇÃO EM COMPROMISSO ATIVO PARA COM O DESENVOLVIMENTO LOCAL
A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, em sessão ordinária da sua Assembleia-geral realizada em Pombal, aprovou o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2024.
As metas traçadas serão a conclusão da gestão do instrumento DLBC/ Abordagem LEADER em curso, a renovação do compromisso da parceria para o próximo período de programação de apoio financeiro, a consolidação dos instrumentos de gestão nas abordagens territoriais e animação e o renovar das parcerias para a cooperação interterritorial e transnacional.
A Terras de Sicó pretende também na esfera do desenvolvimento local e na probidade da sua ação, fomentar um espaço de diálogo com os agentes e instituições públicas e privadas do território de intervenção num posicionamento favorável para os novos desafios que se avizinham, acreditando também no envolvimento das novas gerações com novas ideias. A recente renovação do compromisso com a Assembleia de Parceiros e o alargamento de protocolos de colaboração institucional com outras instituições deverá ser um comportamento estratégico a ter em conta.
PILARES DE ACTUAÇÃO
DESENVOLVIMENTO RURAL
DLBC Abordagem LEADER
No enquadramento do PDR 2020 ainda em curso, a ADL dará continuidade à coordenação e gestão do DLBC TERRAS DE SICÓ, particularmente na Medida 10 – LEADER, devendo progressivamente aumentar as taxas de compromisso, realização e execução.
Candidatura à gestão do DLBC/Abordagem LEADER para o novo período de programação 2023/2027.
A Terras de Sicó candidatou-se à ao aviso de reconhecimento dos GAL – 1ª Fase e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2023-2027) em concurso aberto pelo PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, apresentando candidatura para o DLBC Rural, incidindo no atual território de intervenção, somando o território das 45 Freguesias dos seis Municípios.
Cooperação interterritorial e transnacional
Na tradição da cooperação interterritorial e transnacional da Abordagem LEADER, iremos também encerrar as candidaturas em curso:
QUEIJOS DE PORTUGAL: Promover os queijos portugueses de Dominação de Origem Protegida (DOP); valorizar os queijos como produto estratégico de desenvolvimento rural; criar um produto turístico inovador baseado em destinos onde o queijo seja denominador comum.
BIOECONOMIA: O projeto consiste na promoção do emprego através da gestão sustentável de produtos endógenos e conservação do meio ambiente. Assenta num princípio de mútua aprendizagem, através da toca de experiências e aprendizagem conjunta, estabelecendo um trabalho em rede coeso.
TEMPLÁRIOS E CAVALARIA MEDIEVAL: O projeto visa contribuir para o aumento da competitividade dos agentes locais e dos territórios associados ao projeto, através da constituição desta rede de cooperação para além de valorizar os recursos endógenos dos territórios, contribuído fortemente para o desenvolvimento do turismo cultural local, apresentando o presente projeto como objetivo principal valorizar a herança cultural e patrimonial associada aos Templários, Ordens Militares / Cavalaria e Castelos dinamizando a Economia Local.
LUSOFONIA: Criar uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação a países de expressão oficial portuguesa e reforçar a identidade e cultura portuguesa; propiciar oportunidades concretas de novos projetos de cooperação entre instituições, atores e territórios dos países envolvidos, criando novas oportunidades de cooperação. Neste projeto para 2024 será dada continuidade aos “Encontros da Lusofonia” , à gestão do projeto conjunto dos GAL - “Casa da Lusofonia” - na ilha de Santo Antão e ao protocolo de cooperação com a Associação dos Municípios da ilha do Fogo e Brava – Cabo Verde.
Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável
Após a aprovação de duas candidaturas no quadro da Rede Rural Nacional (RRN) e o seu respetivo financiamento ao aviso do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, iremos dar continuidade aos seguintes projetos:
"A comer é que a gente se entende!"
Este primeiro projeto foi construído em parceria pelos sete Grupos de Ação Local com território de intervenção na NUTIII da Região de Coimbra e pela respetiva CIM, abrangendo os temas da alimentação sustentável, da Dieta Mediterrânica e do combate ao desperdício alimentar.
Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável na Região de Leiria
Este primeiro projeto foi construído em parceria pelos três Grupos de Ação Local com território de intervenção na NUTIII da Região de Leiria e pela respetiva CIM.
A presente operação enquadra-se nos temas da Alimentação Saudável, da Dieta Mediterrânica e do Combate ao Desperdício Alimentar, da área temática Inovação, definida no Plano de Ação da Rede Rural Nacional.
Rede de Mercados de Sicó
Tendo por estratégia a criação e dinamização da rede Mercados de Sicó, estaremos em condições de iniciar a dinamização da rede dos Mercados Sicó em articulação com os Municípios associados, criando condições de apoio logístico a eventos, imagem e identidade visual e apoio técnico, permitindo articulação funcional com os mercados candidatados e aprovados para todos os Municípios, dando sustentabilidade à rede Mercados de Sicó.
EXPOSICÓ’24
Iniciativa a organizar pela TERRAS DE SICÓ, a ter lugar em Pombal e a decorrer no fim-de-semana de 18 e 19 de Maio de 2024. A iniciativa será articulada com o Município de Pombal, quer do ponto de vista operacional, quer na conceção da proposta de programação a ela associada.
Apoio ao associativismo da fileira agro
Face às sucessivas solicitações de apoio técnico e financeiro das organizações da fileira dos produtos agro “SICÓ” para a sua participação em feiras e eventos de promoção/dinamização económica dos nossos produtos endógenos, será equacionado apoio técnico e financeiro nesta vertente mediante apresentação prévia pelas associações de calendário anual de participação e custos associados.
Neste âmbito, iremos também propor a assinatura de protocolos de apoio técnico com a Confraria do Queijo Rabaçal, a Confraria dos Vinhos Terras de Sicó, a Confraria do Chícharo e a Confraria do Bodo e promover o I Encontro de Confrarias da Terras de Sicó para valorização e promoção da fileira agro.
ABORDAGENS TERRITORIAIS
LAB SICÓ – Laboratório Regional do Maciço de Sicó
No âmbito do protocolo com o dARQ da Universidade de Coimbra, iremos dar continuidade ao projeto LAB SICÓ - Laboratório Regional do Maciço de Sicó, que pretendemos se assuma em futuro próximo como “estrutura operacional agregadora” das três abordagens territoriais em curso:
- SICÓ – A Dimensão Cultural de uma Paisagem Protegida
- A Arte dos Muros de Pedra Seca a Património Imaterial | UNESCO
– RAC – Rede de Aldeias do Calcário
Com um conjunto de objetivos que convergem na valorização de Sicó e se traduzem na realização de atividades em domínios de interesse comum, é nossa ambição que os trabalhos para 2024 reforcem o espírito de colaboração/cooperação entre os seis municípios parceiros da Terras de Sicó e entres estes e os atores económicos, sociais e culturais de Sicó.
VALORIZAÇÃO E ANIMAÇÃO TERRITORIAL
Grande Rota | GR 26
Conceber e implementar uma ação concreta com duas dimensões ao projeto associado:
. efetuar o levantamento do estado atual da sinalética nos percursos e proceder à sua limpeza através da contratação do serviço em articulação com os Municípios;
. promoção pública da GR 26, envolvendo os Municípios e a entidade Turismo Centro de Portugal; e delinear e operacionalizar um evento anual, publicitando os percursos sinalizados num formato de fim-de-semana como um produto turístico (alojamento – restauração – visitação), propondo em formato BTT ou passeio pedestre a utilização da GR 26. Esta proposta deverá enquadrar o programa da EXPOSICÓ’24.
KIT Apoio a Atividades de Natureza
Estabelecer um protocolo de colaboração institucional com associações locais e empresas de animação para disponibilização da viatura no sentido de dinamizar e promover nas aldeias identificadas na RAC uma oferta de atividades ligadas ao turismo de natureza, abrangendo o potencial da sub-região, tendo como exemplo a escalada, o parapente, btt, circuitos temáticos de observação e interpretação da fauna e flora, degustação e aprendizagem do saber-fazer dos circuito dos produtos endógenos, entre outras atividades relacionadas com a temática e o contexto.
BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024.
A Terras de Sicó irá estar presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2023. A iniciativa será suportada no aluguer de um espaço de 36 m2, onde será construído um stand de valorização e promoção do território enquanto destino turístico, consolidado com um programa de animação que priorize a divulgação dos projetos em curso, mas também as vertentes do território na conservação, valorização e divulgação do património natural e cultural, a promoção dos produtos endógenos, o alojamento e a restauração, num desígnio que contribuirá para a qualificação do território enquanto destino sustentável, inteligente e acessível.
EEC | Geoparque de Sicó e Vale do Zêzere – Ecoturismo.
A Terras de Sicó irá integrar uma parceria para candidatura em Reconhecimento de Estratégia de Eficiência Coletiva | Geoparque de Sicó e Vale do Zêzere – Ecoturismo, coordenada pela CIM Leiria de criação de um Geoparque para o território de Sicó e Vale do Zêzere com a temática do ecoturismo. O consórcio comunitário integrará entidades públicas e privadas, escolas, associações de desenvolvimento local e instituições científicas, tendo como referência o território proposto para a candidatura. A iniciativa terá como objetivos obter o rótulo de “Geoparque Europeu” e da Rede Mundial da UNESCO, enquanto marcas de alta qualidade em Geoturismo; qualificar o território como local de elevada relevância geológica e de paisagens deslumbrantes; promover o desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade demográfica sem os constrangimentos das áreas protegidas; e criar uma nova “marca” regional de excelência turística.
AGEING@LAB
Apresentação e candidatura ao Portugal Inovação Social em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social | ANGES do projeto denominado AGEING@LAB, projeto como um laboratório promotor de um envelhecimento ativo e saudável, com a máxima de manter o idoso durante o maior tempo possível no seu domicílio, junto à sua comunidade, com qualidade de vida e bem-estar, seguindo dois eixos orientadores:
- a investigação com o intuito de ser um marco inovador e diferenciador em estudos sobre o envelhecimento;
- a intervenção na comunidade através do desenvolvimento de atividades de estímulo validadas cientificamente.
A proposta referenciada será estruturada para todos os Municípios da Terras de Sicó, obrigando ao investimento de 20% do setor social. Financeiramente o projeto contratará 10 recursos humanos dos quais um para cada autarquia, criando em cada município um polo de desenvolvimento.
2º Encontro de Freguesias da Terras de Sicó
Realização do 2º Encontro de Freguesias da Terras de Sicó tendo por agenda a apresentação dos projetos em curso para 2024 e recolher propostas de intervenção/ação, inventariando também propostas de futuros trabalhos de interesse das partes.
Edição de livro “Sabores da Tradição Gastronómica em Sicó” da autoria da Drª Maria João morais de Oliveira e do Prof. Carlos Silva, inserido na coletânea “Roteiros do Património Cultural e Natural VI”.
Data da notícia: 15 Dezembro 2023