GAL TERRAS DE SICÓ APOIA CENTRO INTERPRETATIVO DO CEREAL EM PENELA
Centro Interpretativo do Cereal - candidatura apoiada pelo GAL Terras de Sicó à Operação - Renovação de Aldeias - do PDR2020, com um investimento total de 141 436,78€ a que corresponde um apoio de 113 149,42€.
Inaugurado no dia 19 de julho, o Centro Interpretativo do Cereal, no Espinhal, Penela, foi um projeto apoiado no âmbito do DLBC da Terras de Sicó à Operação M10 LEADER – Renovação de aldeias. Este projeto tem como principal objetivo a recuperação do moinho de duas mós e o edifício adjacente.
Esta reabilitação permitiu transformar a casa e o moinho num espaço museológico, homenageando os moleiros que outrora teve uma enorme tradição nesta atividade. A casa de habitação foi transformada num espaço de exposição onde estão algumas peças do moinho antigo, bem como as ferramentas e máquinas utilizadas há muitos anos no ciclo do cereal. A sala anexa ao moinho, antigo “alojamento” do burro, foi transformada num espaço de prova de produtos endógenos e onde os visitantes poderão amassar a massa para fazer a broa no forno a lenha.
Estiveram presentes todos os intervenientes na recuperação do moinho e ainda o Sr. Presidente da Terras de Sicó e do Município de Alvaiázere, Dr. João Guerreiro e o Sr. Presidente do Município de Penela, Dr. Eduardo Santos.
O espaço terá uma programação de visita ao público, mas também está disponível para pequenos eventos particulares.
Data da notícia: 22 Julho 2024