Rota do Azeite
Rota do Azeite
Alvaiázere - Abiúl

Pontos de Interesse: Mata do Carrascal (Parque de merendas e moinho de vento), Serra de Alvaiázere, Megalápias da Mata, Ribeira das Barrocas, Olho do Tordo, Dolina de Bouxinhas, Fonte da Escusa, Cabeço do Lelo (Moinhos das Croujeiras / grutas), Abiúl

  • 27,5 kmDistância
  • LinearTipo de percurso
  • 8 hDuração
  • 336/150 mAltitude máx/min
  • Algo difícil (Nível III)Escala de Dificuldade FCMP (I a V)
  • 544 mDesnível Positivo
  • Setembro a JunhoÉpoca Aconselhada

A fase inicial desta etapa acompanha parte da rede de percursos pedestres do Município de Alvaiázere, subindo à Mata do Carrascal pelo traçado do PR1 AVZ, e continuando a par com este percurso até à entrada do lugar da Mata, na base da Serra de Alvaiázere. É ao abandonar o PR1 que se toma a direção dos Megalapiás da Mata pelo PR4, chegando rapidamente ao lugar da Mata de Baixo.

Neste momento colocam-se duas possibilidades: atravessar o alcatrão, seguir em frente e logo depois virar à direita acompanhando a Ribeira das Barrocas (troço recomendado e exclusivamente pedonal), ou em alternativa seguir pelo alcatrão até à aldeia do Bofinho (indicado para os meses de inverno e períodos de maior precipitação). Ambas as possibilidades levam o pedestrianista à aldeia do Bofinho, prosseguindo para a nascente do Olho do Tordo (agora a acompanhar o PR3).

Depois de um pequeno troço ao longo do Ribeiro do Tordo, chega-se a um moinho tradicional e é então que se inicia a subida para Bouxinhas (agora acompanhando também a GR35 – Grande Rota de Alvaiázere). Só na aldeia seguinte (Vale da Couda), a GR26 se separa da GR35 e do PR3 AVZ, continuando por caminho de calçada até Almoster. Ao passar as ruínas da Igreja Velha de Almoster, segue-se para Santa Cruz e Fonte da Escusa, entrando depois no “Vale da Abelha”, atravessando o rio Nabão. Percorre-se o caminho que ladeia o rio para montante (cerca de 700 m), subindo depois para a Gesteira e Portela do Fojo, na base do Cabeço do Lelo, que se sobe até aos moinhos e aldeia das Corujeiras. Ao descer toma-se a direção de Abiúl, passando pela Quinta da Graça.