Pontos de Interesse: Redinha, Espelho de Falha da Sr.ª da Estrela, Planalto de Degracias – Alvorge, Vale das Buracas do Casmilo, Moinho de Vento Giratório da Serra de Janeanes, Vale do Rio dos Mouros e Mata da Bufarda, Conímbriga, Condeixa-a-Nova
- 29,5 kmDistância
- LinearTipo de percurso
- 8 hDuração
- 453/69 mAltitude máx/min
- Algo difícil (Nível III)Escala de Dificuldade FCMP (I a V)
- 864 mDesnível Positivo
- Setembro a JunhoÉpoca Aconselhada
Após atravessar a Ponte Românica sobre o Rio Anços, o percurso segue pela estrada principal até junto da Quinta do Tojal, tomando depois o caminho de terra batida que sobe para a aldeia dos Poios e daí para a Escarpa da Sr.ª da Estrela.
Recomenda-se uma paragem para recuperar forças e para aproveitar a vista sobre o vale e os pormenores deste impressionante espelho de falha. De seguida ruma-se para Casais de S. Jorge. A entrada na aldeia é feita por um caminho murado. Percorrem-se as ruas da aldeia e toma-se um caminho rural de ligação às Degracias. Neste pequeno troço observam-se duas dolinas.
Continuando na direção do Largo da Igreja percorre-se a Rua Galega e, seguidamente, a Rua 1.º de Maio, à saída da qual se entra num novo caminho rural, logo acima de uma outra dolina. Entretanto aproximamo-nos da aldeia de Quatro Lagoas, que percorremos pela rua principal, seguindo depois para as Buracas do Casmilo, onde se recomenda uma nova paragem para observar estas singulares formas cársicas. A caminhada segue em direcção ao Casmilo, passando por impressionantes campos de lapiás. Continua-se por caminhos rurais até à Serra de Janeanes, onde pode ser observado o Moinho de Vento, após ligeiro desvio. Segue-se uma descida com excelentes vistas sobre o Vale do Rabaçal (onde passa a GR26 na etapa Penela – Alvorge), rumo à aldeia vizinha de Fonte Coberta. Aqui o percurso junta-se ao Caminho de Santiago, seguindo a par com o Rio dos Mouros até à aldeia do Poço das Casas e, posteriormente, a Conímbriga. Este último troço coincide com o PR1 CDN até Condeixa-a-Velha. A etapa termina no POROS (Museu Multimédia Portugal Romano em Sicó) depois de cruzar o centro da vila de Condeixa-a-Nova.