Rota do Paleolítico
Rota do Paleolítico
Pombal - Redinha

Pontos de Interesse: Pombal, Marco de Sicó, Ereiras, Poio Velho, Poio Novo, Nascente do Rio Anços, Redinha

  • 30 kmDistância
  • LinearTipo de percurso
  • 9hDuração
  • 550/61 mAltitude máx/min
  • Difícil (Nível IV)Escala de Dificuldade FCMP (I a V)
  • 999 mDesnível Positivo
  • Setembro a JunhoÉpoca Aconselhada
Pombal
Pombal 
zoom
Redinha
Redinha 
zoom

Rumo à Redinha, esta etapa inicia-se no Largo do Cardal, seguindo depois pela Avenida Heróis do Ultramar até à Rotunda do Agricultor, onde o percurso toma o trilho de ligação à Aldeia do Vale, de arquitetura tradicional em pedra calcária.

Passa-se pela capela e pelo fontanário, iniciando-se então a subida para Alcaria e o Marco de Sicó (553m), entre impressionantes campos de lapiás. Depois de uma pequena paragem para apreciar e fotografar a paisagem, o percurso desce para as Aldeias de Ereiras e Pousadas Vedras, continuando depois para o Vale do Poio Velho e Poio Novo.

Dois sítios de elevado interesse paisagístico, hoje em dia muito apreciados pelos amantes dos desportos de natureza, mas também por arqueólogos, geólogos e historiadores. No Vale do Poio Novo existe um abrigo com figuras rupestres classificado de Interesse Municipal. À saída do Vale, o percurso desce para os lugares de Arrancada e Anços. Sugere-se uma nova paragem para conhecer a nascente deste rio, uma exsurgência permanente com um caudal médio anual de 50 Mm3. Diz-se localmente: “Em Sicó, vai tudo para Anços”. Segue-se então pelo “Caminho da Lâmpada”, a par com o rio até à Redinha. Passam-se vários campos de regadio, algumas azenhas e a etapa termina junto da Ponte Românica sobre o Rio Anços. No final recomenda-se ainda um passeio livre pelas ruas e monumentos da Vila.