Rota do Vinho Terras de Sicó
Rota do Vinho Terras de Sicó
Condeixa - Penela

Pontos de Interesse: POROS (Quinta de S. Tomé) Museu Multimédia “Portugal Romano em Sicó”, Parque Verde da Ribeira de Bruscos, Castellum de Alcabideque e Aqueduto de Conímbriga, Vinhas de Podentes, Podentes (Pelourinho e Igreja Paroquial), Sepulturas antropomórficas do Melhorado, Casal do Melhorado (ruínas e lapas), Penela

  • 21 kmDistância
  • LinearTipo de percurso
  • 6 hDuração
  • 319/100 mAltitude máx/min
  • Algo difícil (Nível III)Escala de Dificuldade FCMP (I a V)
  • 656 mDesnível Positivo
  • Setembro a JunhoÉpoca Aconselhada
Castellum de Alcabideque e Aqueduto de Conímbriga
Castellum de Alcabideque e Aqueduto de Conímbriga 
zoom
Casal do Melhorado (ruínas e lapas)
Casal do Melhorado (ruínas e lapas) 
zoom

Os primeiros quilómetros desta etapa são feitos em troço coincidente com a Rota de Conímbriga - PR1 CDN. Ao chegar ao Castellum de Alcabideque os percursos separam-se e a GR26 continua até às últimas casas da aldeia, enveredando depois por um caminho de terra batida à esquerda, que fará a ligação às aldeias de Casal Novo, Beiçudo, Mata, Traveira e Casal da Azenha.

Ao subir a rua do centro desta aldeia toma-se o caminho que sobe o monte Santiago Velho. A vegetação é abundante e dominada por pinhal, alguns eucaliptos, carvalhos e medronheiros. A descida faz-se pela encosta contrária na direção das vinhas que caracterizam esta etapa, para rapidamente se chegar a Podentes. Passa-se o Largo do Pelourinho, a Igreja Matriz e, já à saída da aldeia, envereda-se por um novo caminho de terra batida, inicialmente entre terrenos de cultivo e depois por pinhal e eucaliptal.

Antes de chegar à estrada de alcatrão que leva ao Melhorado, passa-se por duas sepulturas antropomórficas, testemunho de povoamentos anteriores. Pouco depois do Melhorado, subindo pelo caminho principal, avista-se à direita uma elevação e as ruínas do Casal do Melhorado.

No cruzamento seguinte toma-se essa direção, observando as ruínas e as várias lapas aqui existentes, conhecidas por aí se ter descoberto uma “chorca de ouro”. Pouco depois a paisagem é novamente caracterizada por vinhas e, seguindo pela esquerda, já se avistará o monte do Castelo de Penela e o final da etapa.

Seguindo nesta direção desce-se até às primeiras casas habitadas, rumo à encosta. Ainda antes do Castelo passa-se a Capela de S. Lourenço, o Arco da Misericórdia e a Igreja de Santa Eufémia.